A Ciência Ayurveda

O que é Ayurveda?  

 Ayurveda é uma palavra originada de duas raízes do Sânscrito: Ayus significa Vida,  Veda significa conhecimento ou ciência. Portanto temos Ayurveda – a Ciência da Vida. Este antigo conhecimento surgiu cerca de 5.000 anos atrás na planície gangética ao noroeste da Índia. Tal sistema foi desenvolvido a partir de observações da natureza e estado alterado de consciência por práticas de meditação, pelos antigos sábios (rishis) com o intuito de preservar a vida através de nosso bem mais precioso – a Saúde plena.

Quais são as bases de Ayurveda?

 Ao longo dos séculos Ayurveda vem mantendo-se fiel aos seus princípios e provando sua eficácia não só na preservação da saúde bem como na extirpação da doença já manifesta.

 Um dos alicerces de conhecimento é a Teoria Tridosha. Tal teoria define que tudo na natureza está sujeita as combinações e concentrações de três humores biológicos, conhecidos em Ayurveda como doshas.

O que são Doshas?

 Dosha pode ser traduzido como humor ou desequilíbrio. Eles são em número de três Vata, Pitta e Kapha. São formados a partir do agrupamento de cinco grandes elementos comuns a tudo na Natureza.

Como podemos sentir ou visualizar o doshas na Natureza ou em nós mesmos?

 Os Doshas não podem ser vistos já que são energias sutis. Contudo podem ser sentidos em tudo que está presente na Natureza:

 Estações do Ano, horas do dia, nossa constituição física, nosso metabolismo, nos sabores dos alimentos... E muito mais!

Pode uma pessoa ou alimento ser totalmente influenciada ou dominada por um dosha?

 Sim. Se uma pessoa tiver o biótipo e ou o metabolismo que se enquadre nos atributos de Vata, dizemos que essa pessoa é ou está muito Vata, muito embora ela tenha os outros dois doshas em menor concentração ou desequilíbrio.

Quando é definido os doshas de uma pessoa?

 Na verdade, a constituição de uma pessoa (Prakruti) pode ser comparada a carga genética da medicina moderna. No momento da fecundação é definida essa essência. Seja pelos fatores energéticos dos pais, seja pela época do ano, pelo tipo de alimentação dos progenitores ou ainda fatores sociais externos.

 Da mesma forma que uma pessoa não pode modificar seu DNA, o mesmo se aplica para a essência desse indivíduo. O que pode ocorrer é um distanciamento de sua essência (Prakruti) tornando o indivíduo desequilibrado e exposto a doenças (Vikruti).

Call 

123-456-7890 

Email 

Follow

  • Facebook
  • Twitter
  • LinkedIn
  • Instagram